segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Câmara Americana de Comércio Discute o Turismo no Brasil


São Paulo (22/11/10) - O presidente da Embratur e secretário-executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moysés, apresentou um panorama do setor em reunião do Comitê de Viagens e Negócios da Comissão de Negócios da Câmara Americana de Comércio (Amcham). Ele falou sobre oportunidades de investimentos, cuidados com a sustentabilidade e o esforço do governo federal para preparar o país para a Copa de 2014. A reunião coordenada pelo presidente do comitê, Bernardo Feldberg, ocorreu em São Paulo (SP).
Um estudo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil com previsão de elevada taxa de ocupação dos hotéis mesmo depois do mundial, em 2015, recebeu destaque na reunião. O encontro começou às 8h e durou duas horas.
Bernardo Feldberg abriu o debate, perguntando sobre como manter o foco nos investimentos em turismo quando se tem uma abrangência tão grande de atividades como no caso do Ministério do Turismo e Embratur.
Mario explicou que o governo federal tem planejado os programas e ações com base em pesquisas de entidades nacionais renomadas, como a Fundação Getúlio Vargas (FGV), e internacionais, como a Xola (Adventure Tourism Development).

Moysés também destacou um estudo usado como base na escolha pela de mercados prioritários para a promoção do Brasil no exterior. América do Sul (por conta das menores distâncias) e Estados Unidos (grande emissor de turistas para o Brasil) figuram a lista de prioridades.

Em relação a atuação do Ministério do Turismo, o palestrante focou no Estudo de Competitividade que permitiu a eleição de 65 destinos indutores do desenvolvimento regional. De acordo com Moysés, esses 65 destinos turísticos recebem principalmente recursos do Ministério para a infraestrutura e qualificação de mão-de-obra.

No final da palestra, Moysés respondeu perguntas sobre temas diversos e comentou o desenvolvimento do Turismo no país: “O setor tem crescido num ritmo duas vezes maior que o do PIB. Será assim em 2010 e provavelmente em 2011. Um bom exemplo é o do setor aéreo, que tem registrado aumento da ordem de 30% ao ano. É um momento muito positivo, com mercado interno aquecido, desenvolvimento econômico, estabilidade política, que chama a atenção dos olhos do mundo.”
Participaram do encontro representantes do Consulado Geral da Bélgica, Bloomberg, V Travel, Spin tours, Sussland Desenvolvimento e Negócios, Grupo Newtrend, Castro e Dantas Advogados, Senac (SP), Flytour Business Travel, Business School, ACSP, Monge Web+Design, Transamérica Flats, Bamberg, STB, Premier Relocation Solutions, TCG Consulting, SPI Investimentos, Instituto Rosa Okubo, Dek,TE & Consulting.

http://www.ivt-rj.net/ivt/indice.aspx?pag=n&id=11669&cat

sábado, 6 de novembro de 2010

Livro Turismo de Base Comunitária

Conheça e faça o download gratuito do livro "Turismo de Base Comunitária: Diversidades de Olhares e Experiências Brasileiras" organizado por Roberto Bartholo, Davis Gruber Sansolo e Ivan Bursztyn, em parceria com o Ministério do Turismo. Além das contribuições de 27 pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, esta publicação apresenta os 50 projetos de Turismo de Base Comunitária apoiados pelo MTur.

Passagens com desconto para a melhor idade

 Rio de Janeiro/RJ (20/10/2010) – Viajar na aposentadoria está ficando cada vez mais fácil. O programa Viaja Mais Melhor Idade já oferece pacotes customizados e hospedagem até 50% mais barata nos períodos de baixa ocupação. A novidade agora é a venda de passagens aéreas com 35% de desconto, para todo o país, em qualquer época do ano e tarifa.
A conquista é fruto de uma parceria entre o MTur e a Trip Linhas Áereas. A venda de bilhetes on-line, por meio do site (www.viajamais.com.br), começou nesta quarta-feira (20). O benefício é exclusivo para maiores de 60 anos.
O anúncio foi feito pelo presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mario Caprioli, na ABAV 2010, durante o balanço do programa. A Trip é a maior empresa regional da América do Sul em número de destinos e tem a terceira maior frota de aeronaves do Brasil. “Fomos a primeira empresa aérea a aderir ao Viaja Mais. Mas creio que todas as companhias deveriam participar também”, disse.
http://www.ivt-rj.net/  em 06?11/2010